28 de set. de 2013

[TUTORIAL] Melhorando a velocidade do 3G da Vivo em seu smartphone

- Thaisa        

 

Que a Vivo oferece uma boa (pra não dizer a melhor) cobertura em ligações e internet 3G, todo mundo já sabe. A operadora oferece um plano de internet 3G bacana, o Vivo Sempre Internet, renovável mensalmente por R$ 9,90 descontados do seu saldo de créditos. O plano promete (e cumpre) velocidade de 256 Kbps com 200 MB de franquia de uso de dados; estourando a franquia o acesso à internet continua, porém a velocidade cai para (miseráveis) 32 Kbps.

 

Quem utiliza bastante a internet no celular sabe que com 200 MB não dá pra fazer muita coisa. Essa franquia é estourada rapidamente e a velocidade é reduzida em poucos dias, fazendo relembrar os áureos (?) tempos de internet discada com downloads intermináveis e navegação arrastada. Pensando nisso, apresento a vocês este tutorial para melhorar a velocidade do 3G da Vivo em seu smartphone com Android.

 

Há dois métodos para tal. Testei e utilizo ambos no meu D3, lembrando que o sucesso na utilização desses métodos depende da disponibilidade e intensidade do sinal 3G da Vivo em sua localidade. É preciso ter acesso root no aparelho, um chip pré-pago da Vivo (R$ 10 em qualquer banca de jornal furreca) e o plano de dados Vivo Sempre Internet contratado. Os métodos podem ser utilizados com a franquia já estourada ou não.

 



MÉTODO 1 – APN modificado + Orbot

 

Crie um novo ponto de acesso (no D3 o caminho é Configurar –> Mais… –> Redes móveis  –> VIVO  –> Nomes dos pontos de acesso –> tocar nos três pontinhos no canto inferior direito –> Novo APN) com as seguintes configurações (não mexa nas demais, são padrões da operadora):

 


- Nome: qualquer um de fácil identificação (usei "VIVO + Orbot")
- APN: play.vivo.com.br
- Tipo APN: Não definido
- Proxy: 127.0.0.1
- Porta: 8118
- Nome de usuário: vivo
- Senha: vivo
- Tipo de autenticação: PAP
- Protocolo APN: IPv4


Depois instale o Orbot. Nele deixe os seguintes itens marcados:

- Pedir Acesso como Root
- Always-on Notifications
- Proxy Transparente
- Tor em Tudo


No resto não mexa. Só lá embaixo, em OUTBOUND NETWORK PROXY, que devem ser inseridas as seguintes configurações:

- Outbound Proxy Type: HTTPS
- Outbound Proxy Host: 200.142.130.166
- Outbound Proxy Port: 8080


Depois basta selecionar o novo ponto de acesso criado, iniciar o Orbot e pressionar o botão "liga" do aplicativo por um ou dois segundos. A conexão com o proxy transparente será iniciada e o botão ficará amarelo. A primeira conexão pode ser demorada, é normal. Quando estiver concluída o botão ficará verde. Pronto, só aproveitar.

 

  

 

Minhas impressões: Com esse método quase todos os meus aplicativos que testei funcionaram, dentre eles WhatsApp, Facebook, YouTube, Play Store, SoundCloud e TuneIn Radio Pro. Só não consegui usar o Skype, mas tendo o IM+ Pro instalado ele não faz falta.


MÉTODO 2 – APN modificado + ProxyDroid

 

Crie um novo ponto de acesso com as seguintes configurações (não mexa nas demais, são padrões da operadora):

- Nome: qualquer um de fácil identificação (usei "VIVO + ProxyDroid")
- APN: mms.vivo.com.br
- Tipo APN: Não definido
- Proxy: 200.142.130.166
- Porta: 8080
- Nome de usuário: vivo
- Senha: vivo
- Tipo de autenticação: PAP
- Protocolo APN: IPv4


Depois instale o ProxyDroid. Nele coloque as seguintes configurações:

- Profiles: qualquer nome (usei "VIVO")
- Auto Setting: desmarcado
- Host: 200.142.130.166
- Port: 8080
- Proxy Type: HTTP
- Auto Connect: desmarcado
- Enable Authentication: desmarcado
- Global Proxy: marcado
- DNS Proxy: marcado
- Vibrate: desmarcado


Depois basta selecionar o novo ponto de acesso criado, iniciar o ProxyDroid e habilitá-lo, colocando a chavinha Proxy Switch em SIM. Pronto, só aproveitar.

 



Minhas impressões:
particularmente com esse método achei que a velocidade ficou mais rápida do que com o Orbot. Quase todos os meus aplicativos que testei funcionaram, dentre eles WhatsApp, Facebook, YouTube, Play Store, SoundCloud e inclusive o Skype. Só não consegui usar o TuneIn Radio Pro.

 

CRÉDITOS: Fórum GSMFans e grupo Razr D3 (Facebook).

[EDITADO – 01/10/2013]


Internet 3G do smartphone no computador?
Sim, é possível. Veja como!

[EDITADO – 30/03/2014]

Recentemente experimentei alguns problemas ao conectar via ProxyDroid. A configuração acima já não estava mais funcionando comigo (moro no Rio de Janeiro, DDD 21). Fiz alguns testes, pesquisei um pouco na internet e descolei uma outra configuração que, por hora, tem funcionado:

 

Novo ponto de acesso:

- Nome: qualquer um de fácil identificação (usei "VIVO + ProxyDroid")
- APN: play.vivo.com.br
- Tipo APN: Não definido
- Proxy: 200.142.130.104
- Porta: 80

- Nome de usuário: vivo
- Senha: vivo
- Tipo de autenticação: PAP
- Protocolo APN: IPv4 

No
ProxyDroid:


- Profiles: qualquer nome (usei "VIVO")
- Auto Setting: desmarcado
- Host: 200.142.130.104
- Port: 80

- Proxy Type: HTTP
- Auto Connect: desmarcado
- Enable Authentication: desmarcado
- Global Proxy: marcado
- DNS Proxy: marcado
- Vibrate: desmarcado


Até a próxima! Rindo

37 comentários :

  1. eu fiz a segunda opção, por vc ter falado que era mais rápida e tal, minha franquia já tava estourada e em comparação ao que tava ficou bem mais rápido, não ficou a coisa mais rápida do mundo mas aplicativos como o fb, o chrome e o Whats funcionaram, mas o app do youtube fala que ocorreu um erro com o vídeo e pelo navegador também da erro. Por que será?
    (não testei o primeiro)

    ResponderExcluir
  2. Silvio, o método do ProxyDroid é conhecido por não rodar aplicativos de streaming. Misteriosamente comigo alguns funcionaram bem até demais, como o SoundCloud e o YouTube, funcionaram muito melhor do que se eu estivesse usando o Orbot. Você pode tentar rever as suas configurações e tentar novamente ou testar o método do Orbot.

    ResponderExcluir
  3. depois que eu reiniciei o celular pegou o youtube normalmente só demora a primeira conexão, mas depois fica rápido
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo. Em alguns casos as configurações só "pegam" após reiniciar o aparelho. Nem me lembrei de te dar esse toque. Que bom que deu certo!

    ResponderExcluir
  5. Pra Oi, por enquanto, ainda não há nenhum método conhecido.

    ResponderExcluir
  6. Fiz com o segundo método. Toda vez que eu conectar a internet vou ter que habilitar o proxy droid?

    ResponderExcluir
  7. Se quiser conectar à internet pelo método, sim. Se quiser conectar pelo ponto de acesso padrão da operadora (zap.vivo.com.br), não. A funcionalidade do ProxyDroid está atrelada ao ponto de acesso personalizado que você criou. O mesmo vale para o Orbot.

    ResponderExcluir
  8. fiz os dois métodos e nenhum deles deu certo. tem alguma coisa q eu posso ter feito errado (apesar de ter conferido mil vezes)?

    ResponderExcluir
  9. Eu te daria a mesma dica que dei ao Silvio: em alguns casos as configurações só "pegam" após reiniciar o aparelho. Ah, e certifique-se de ter acesso root em seu aparelho. Verifique se está selecionando o ponto de acesso correspondente a cada método.

    ResponderExcluir
  10. Fiz os passos do proxy, duas vezes, mas não se conecta, o que sera que fiz errado??

    ResponderExcluir
  11. Te dou as mesmas dicas que dei ao pessoal acima: em alguns casos as configurações só "pegam" após reiniciar o aparelho. Certifique-se de ter ACESSO ROOT em seu aparelho, isso é muito importante, ambos os métodos precisam de root. Verifique se está selecionando o ponto de acesso correspondente a cada método.

    ResponderExcluir
  12. Tem como desfazer o root futuramente?

    ResponderExcluir
  13. Sim, claro. Se fez pelo Framaroo, pare remover é só executa-lo novamente selecionando "Unroot" no lugar de "Superuser" ou "SuperSU".

    ResponderExcluir
  14. o meu e-mail com o segundo método não funciona mais isso aconteceu no de vocês...

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Povo!!! Fiz o procedimento do Proxydroid em meu D3 (que tem root) Só tenho duas dúvidas:

    1. Ao criar o novo acesso APN (Vivo+ProxiDroid) eu devo deixar habilitado?
    - Eu deixei ele habilitado, e funcionou normalmente no 3G, mas ao tentar acessar pelo wifi, minha internet não funcionou, tive que voltar ao padrão da vivo (zap.vivo.com.br). Se eu deixar o padrão habilitada, quando eu for usar o Proxydroid ele busca nas configurações o ponto de acesso que deve ser utilizado?


    2. Depois de algum tempo conectado o Proxydroid desabilita (aquela opção " Proxy switch") isso ocorre com vocês? É normal?


    Valeu pela ajuda!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. O correto é habilitar o ponto de acesso personalizado somente quando você utilizar o método correspondente. Isso porque o wi-fi do aparelho só funciona legal com o ponto de acesso padrão (zap.vivo.com.br) habilitado. Ou seja: vai usar o ProxyDroid, habilite seu ponto de acesso correspondente antes; vai usar o wi-fi, habilite o ponto de acesso padrão.

    Sim, comigo o ProxyDroid costuma se "autodesconectar" após algum tempo de ociosidade. Com uso constante da conexão isso não acontece.

    ResponderExcluir
  17. Não, ainda não há nenhum método conhecido para a Claro.

    ResponderExcluir
  18. Depende. Alguns aplicativos realmente podem não funcionar com os métodos. O app do Gmail, que é o que eu uso, funciona normalmente.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Thaisa!! Seu post foi de muita ajuda!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  20. Só funciona com chip pré pago? Com Vivo Controle e a promoção do pacote de dados tbm funfa? Sou Controle a muito tempo e tenho essa promoção, entendi que só funciona comprando um chip pré pago...

    ResponderExcluir
  21. Só testando pra saber, Vinicius. Pode até ser que funcione. Eu só tive a oportunidade de testar com chip pré-pago mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Fazer root no aparelho é permitir que todas as suas pastas e arquivos sejam acessíveis pelo próprio usuário e também por outros aplicativos que necessitem disso para funcionar.

    ResponderExcluir
  23. Estou tentando instalar pelo primeiro método, num Genesis 8220, mas não tem jeito. Aparece o seguinte aviso pelo Orbot: "WARN: Problem bootstrapping. Stuck at 45: Asking for realy descriptors." Alguém sabe que problema pode ser?

    ResponderExcluir
  24. Desculpe,...Asking for relay descriptors...

    ResponderExcluir
  25. É uma das mensagens de erro que costuma aparecer no Orbot. A conexão com o Orbot pode ser demorada mesmo algumas vezes, vááários minutos. Reinicie o celular e tente novamente; se mesmo assim não conseguir, pode ser algum probleminha temporário da rede da Vivo em sua localidade. Ah, e certifique-se de ter acesso root em seu aparelho.

    ResponderExcluir
  26. Se você mexer na NET depois das nove da noite ele não diminu a da vivo as vezes eu chego usar 4 GB

    ResponderExcluir
  27. Gnt n to conseguindo, instalei o orbot, a opcao pedir acesso como root n funcionar. Como faco ? Help me rs

    ResponderExcluir
  28. Ambos os métodos necessitam de acesso root para funcionar. Para mais informações, veja: http://razrd3.blogspot.com.br/2013/07/tutorial-root-razr-d3-novo-metodo-muito.html

    ResponderExcluir
  29. Ata, mas n teria como fazer pelo celular n ? To sem pc :s (pra baixar la no pc e passar pro cel.)

    ResponderExcluir
  30. Tem sim. Acesse no celular o link que passei e baixe o aplicativo necessário. (não posso copiar e colá-lo aqui pois o blog tem proteção anti-cópia)

    ResponderExcluir
  31. Se eu n for chato, qual link onde acho ? :$

    ResponderExcluir
  32. O link está na primeira resposta dada pela Thaisa. Pode acessa-lo e seguir o tutorial normalmente pelo seu celular.

    ResponderExcluir
  33. Qual dos dois métodos vc achou mais eficiente e menos complexo pra ser realizado?

    ResponderExcluir
  34. O H do meu celular fica cinza ele não habilita Azul assim fica sem a internet o que sera q é?

    ResponderExcluir
  35. Cara com o orbot não consegui entrar na play store e nem no facebook mas consegui jogar online e os downloads não baixa pohha nehuma nem 1 mb baixa

    ResponderExcluir
  36. o aplicativo facebook conecta..mais não aparece quem ta online..o que sera ?

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Motorola Razr D3 | Equipe Blog Razr D3 .