3 de out. de 2013

[TUTORIAL] BACKUP DO USERDATA DA ROM - RAZR D3

João Vitor        

 

COMO FAZER O BACKUP DA ROM DO SEU RAZR D3

 

É IMPORTANTE TER SEMPRE UM BACKUP RECENTE EM MÃOS

**Não requer root nem instalação de aplicativos

        O que é o backup  ?


        O backup  gera um arquivo, pelo próprio aparelho, onde estará contido o estado atual da partição do usuário de  seu aparelho no momento em que foi realizado.

        Qual a importância em realizar o backup ?


        Fica a seu critério realizar ou não, mas julgo ser de suma importância manter um backup sempre recente, pois ele pode ser bem útil. O backup servirá quando seu aparelho apresentar algum problema, algum bug do sistema ou alguma falha na inicialização após a realização de algum procedimento que seja necessário reinstalar o sistema.
         Possuindo um backup recente, as perdas são extremamente menores, visto que seu celular irá retornar exatamente como estava quando foi realizado o backup, lhe poupando o trabalho de realizar a instalação de tudo, um a um, novamente após a recuperação de sua ROM.

PROCEDIMENTO:


          Para este processo não é necessário root e nem a instalação de aplicativos adicionais, visto que pode ser realizado diretamente pelo Menu Recovery do aparelho.

        1) Certifique-se de possuir pelo menos 1,5 Gb livres em seu Cartão SD, pois os backups podem variar de 700Mb a 1,2Gb (baseado nos que já efetuei), então tenha uma margem de segurança. O arquivo será salvo na raiz do seu SD.

        2) Desligue seu aparelho e aguarde ele dar o sinal de vibração indicando que foi desligado por completo.

        3) Pressione o botão "Power" para o celular ligar e assim que ele acender o led Azul e vibrar, pressione ao mesmo tempo os botões "Volume +" e "Volume -";

        4) O Menu Recovery será exibido:


                     4.1) Zoom nas opções:
 


                     4.2) Modo de navegação neste menu:
              
                     A setinha "<<==" será o cursor que indica qual a opção está no momento;
                     Para SUBIR, use o "Volume +";
                     Para DESCER, use "Volume -";
                     Para SELECIONAR/CONFIRMAR uma opção, use o botão "Power";



        5) Usando os botões mencionados na opção anterior, vá até "Recovery Mode" e aperte "Power";

        6) Ao aparecer a tela semelhante a imagem abaixo, pressione "Volume +";



        7) Após isto, um novo menu será exibido:



        8) Navegue até a opção "backup user data" e pressione "Power" para selecionar a opção;

        9) A seguinte tela lhe será mostrada:



                        9.1) Nesta janela estará o nome do arquivo de backup que será gerado além de outras informações, como o espaço livre em seu cartão SD. Pressione "Volume +" após ver esta tela.

        10) Pronto, a partir daí o processo de backup de sua ROM já começou... não se assuste, o backup pode demorar um pouco : cerca de uma (1) a duas (2) horas.
               Durante o processo, a imagem abaixo é o que estará sendo exibida em seu aparelho:


             Uma barrinha mostrará o progresso do backup. No início ela fica praticamente imóvel, isto é normal.



        11)  Ao concluir o backup a tela ficará alguns segundos toda preta, mas acesa. Aguarde aparecer a mensagem de que foi concluído (não tenho certeza se necessita apertar "Volume +" nessa hora, mas caso fique muito tempo nessa parte, pode apertar, mesmo se não for necessário, não dá nenhum problema)




        12) Depois de ver esta mensagem, pressione "Volume +" então você irá para outro menu. Nele, selecione "power off"




        13) Seu aparelho irá desligar. Depois disto, ligue-o normalmente , conecte-o ao computador e salve em um local seguro o backup gerado. (Como dito, fica na raiz do SD - SD real)



    



Imagens e elaboração : João Vitor, blog Razr D3.

.




47 comentários :

  1. Mas esse é o backup nandroid (backup completo de todas as partições como system, data, cache, etc) ou apenas dos dados de usuário (pelo nome do arquivo parece que é só isso?

    ResponderExcluir
  2. Tem que pressionar "Volume +" depois que a tela fica preta. Legal o tutorial. Fiz o backup e ficou em 1GB o arquivo.

    ResponderExcluir
  3. Como mencionado neste tutorial, o backup só é upado no aparelho em que foi realizado. O backup cria logs de identificação específica para cada aparelho. Ao tentar upar o backup da ROM de um D3 em outro D3 distinto, acusa erro.

    No seu caso, você terá que reinstalar a ROM mesmo.

    ResponderExcluir
  4. pessoal se alguem puder fazer um backup com o celular do jeito que veio de fabrica e puder postar ou entrar em contato comigo para disponibilizar o backup eu estarei dando uma gratificacao e que eu desistalei a galeria original e a camera e nao consigo mais reeinstalar.

    alem disso nao consegui usar o RSD. MEU skype e divairoliveira10

    obrigado... aguardo alguma resposta.

    ResponderExcluir
  5. Backup de outros aparelhos não irão funcionar. Só a reinstalação da ROM mesmo.

    ResponderExcluir
  6. ola so tenho uma duvida? se precisar reinstalar esse backup novamente qual é o procedimento a ser feito?

    ResponderExcluir
  7. No item 7 do Tutorial você pode ver que há a opção "Restore User Data" na foto do menu.

    ResponderExcluir
  8. Valeu excelente post muito util continuem com o otimo trabalho

    ResponderExcluir
  9. Iae joão.
    Gostaria de saber se tem como, usar o backup que por exemplo outra pessoa tenha feito, no caso você, e usa-la no meu aparelho? aguardo a resposta...

    ResponderExcluir
  10. Os backups criam logs de identificação específicos para cada aparelho. Os backups realizados somente são upados nos aparelhos em que foram feitos.

    Ao tentar upar o backup em outro aparelho, mesmo que seja de mesma marca, modelo, lote e etc... acusará erro.

    ResponderExcluir
  11. s vc ja fez seu backup e so tentar a opçao factory reset

    ResponderExcluir
  12. s eu fizer uma merda qi o celular n inicializar restaurar ao ponto do backup resolvera?

    ResponderExcluir
  13. Boa dica. Acabei de fazer aqui, demorou meia hora. O arquivo final ficou com 1,07 GB.

    ResponderExcluir
  14. o meu ficou pouco tempo com a barrinha andando, e ja esta um bom tempo com a tela preta mas acesa, vou aguardar mais um pouco e posto aqui o resultado

    ResponderExcluir
  15. Já terminou então . Aperta "Volume +" João, que ele vai mostrar a mensagem de conclusão ^^

    ResponderExcluir
  16. apertei só q ele criou um arquivo de 50MB só D: eu restaurei ele de fabrica e vim fazer o backup para fazer root, ai criou um arquivo com o tamanho muito pequeno, tem algum problema?

    ResponderExcluir
  17. O backup é da parte de dados do usuário ("backup user data"), como você fez um hard reset, você praticamente não tem dados de usuário. Creio que o motivo de ter dado apenas 50Mb seja este.

    ResponderExcluir
  18. mas se acontecer alguma coisa por eu ter feito root eu posso restaurar por esse arquivo e o celular vai ficar como veio de fabrica?

    ResponderExcluir
  19. Como eu disse, isso é a partição de dados do usuário. O Root se integra ao sistema. Para tirar o root é simples, só fazer o UnROOT. E depois do UnRoot, voc~e restaura o backup.

    ResponderExcluir
  20. Eu sei, so q eu queria saber se quando eu restaurar o backup todos os apps de sistema iram estar nele e tal

    ResponderExcluir
  21. Querido, comprei esse D3 e, apesar de ter gostado muito dele, tem se tornado o tormento da minha vida. O botão power (o que a gente usa pra ligar, desbloquer etc) agora vive travando. Ele para de funcionar mas o cel.continua ligado. Ai eu tenho que pedir p alguém me ligar p.eu poder usar o cel de novo (super insano). A solução que eu encontrei enquanto ainda não fui ao Procon, é restaurar configuração original. Ai sem o botão volta a funcionar. Mas até quando? Sabes de algum caso igual ao meu? Tens algum palpite do que seja?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Alice,

    Este bug do botão power (e volume - ) é comum no D3. Fiz uma postagem a respeito disto a um bom tempo. Dê uma conferida no link : http://razrd3.blogspot.com/2013/09/solucao-botao-power-parou-de.html

    ResponderExcluir
  23. No item 12 do tutorial você pode ver a opção "restore user data".

    ResponderExcluir
  24. e pra recuperar a rom é so deixar o backup no cartão e ir em "restore user data" é isso?

    ResponderExcluir
  25. Exatamente. Ele restaura os dados do usuário... seus aplicativos instalados e demais dados contidos na memória interna do aparelho.

    ResponderExcluir
  26. ola joa victor, voce poderia por favor me passar o seu backup, para que eu possa restaurar meu razr d3 kkk, fikarei muito grato por sua compreensao

    ResponderExcluir
  27. haha só passar o email, só n sei se funciona

    ResponderExcluir
  28. Junior, como já mencionei em comentários anteriores, os backsup's criados criam logs de identificação para cada aparelho. O backup só pode ser restaurado no aparelho em que foi feito.
    Caso contrário, acusa erro.

    ResponderExcluir
  29. valeu, ja consegui da Hard Reset no Razr

    ResponderExcluir
  30. Alguém teria um backup do D3 pra me enviar, pois fiz um hard reset e meu sim 2 ficou bloqueado, li em outro post que se eu instalar um backup de outro D3 que não teve esse problema ele iria voltar a funcionar.

    ResponderExcluir
  31. Como mencionei em muitos comentários anteriores, os backups só podem ser upados nos aparelhos em que foram realizados.

    ResponderExcluir
  32. Se eu fizer o procedimento de usar o SD como memória interna, vai ter algum problema?

    ResponderExcluir
  33. Depende do método que você usa.

    Se usa uma aplicação para inverter, por exemplo o External, ele vai salvar no SD, pois o External só funciona com o sistema iniciado. No Modo Recovery ele não está ativo. (Uso o External e faço backups normalmente)

    Se inverteu substituindo arquivos no sistema (volds), creio que ele vá salvar o backup na interna... não tenho certeza. Não fiz esse teste.

    ResponderExcluir
  34. Esse procedimento nao causa nenhum dano ao aparelho?

    ResponderExcluir
  35. Não, claro que não. Muito pelo contrário.
    O procedimento é nativo do sistema do aparelho. Se fosse algo prejudicial essa função não seria disponibilizada.

    ResponderExcluir
  36. como faço pra usar esse backup?

    ResponderExcluir
  37. A resposta estava logo abaixo, eu outra pergunta semelhante ^^

    No passo 7, você pode observar a opção "Restore user data".

    ResponderExcluir
  38. É normal demorar muito na tela com o logo da Motorola? Sempre que seleciono Recovery Mode ou mesmo Normal Boot ele fica muito tempo preso nesta tela sem fazer nada (as vezes não sai e preciso forçar a desligar segurando Power e Volume -)

    ResponderExcluir
  39. É normal demorar no logo da Motorola, pois é durante ele que os processos do sistema começam a se inicializar. Mas isso não demora mais que 40 segundos (chute de tempo)

    Mas não deveria travar aí, e ser necessário forçar a reinicialização não '-' Veja se não tem muitos aplicativos em segundo plano que iniciam junto com o sistema, causando isso.

    ResponderExcluir
  40. tem algum problema em realizar o backup no carregador?

    ResponderExcluir
  41. Cara, me ajuda. O Celular travou no menu do modo recovery. A setinha de seleção não sobe nem desce, nem confirma alguma opção. Tem como reiniciar ele?

    ResponderExcluir
  42. Force a reinicialização : "Power" + "Volume -" por cerca de 10 segundos.

    ResponderExcluir
  43. Valeu, funcionou, mas toda vez que tento entrar no modo recovery para realizar o backup trava, simplesmente não consigo mexer nele e tenho que fazer isso que você ensinou, conhece algum solução? :/

    ResponderExcluir
  44. Ah, saquei. É porque eu fiquei com receio de perder os dados, já que eu fiz a inversão com o External. Valeu, cara!

    ResponderExcluir
  45. Não tenho em mente nada que possa ser capaz de resolver isto. Pode ser algum problema no Recovery ;x

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Motorola Razr D3 | Equipe Blog Razr D3 .