1 de mai. de 2014

Mudando a fonte de exibição no Razr D3

- Thaisa        

 

header

Alterar esse detalhe no visual do Motorola Razr D3 é uma tarefa delicada. A Samsung utiliza o mesmo arquivo de fonte para tudo em seus smartphones com Android; já o D3 utiliza vários arquivos diferentes. Aplicativos destinados à alteração da fonte (como o iFont) vão funcionar perfeitamente em um Samsung mas no D3 substituirão apenas um arquivo, Roboto-Regular.ttf, resultando em uma personalização limitada apenas à interface do Android e a alguns aplicativos.

 

Para a alteração ser quase completa no D3 (englobando a maioria dos aplicativos – com exceção do discador – como Gmail, relógio e determinados menus personalizados) é necessário ter acesso root no aparelho, algum gerenciador de arquivos instalado (utilizei o Root Explorer – download aqui) e proceder às seguintes etapas:

 

 

1. Montar o diretório /system/fonts como R/W (leitura e gravação).

 

Image1 Image2

 

 

2. Substituir 13 arquivos, todos localizados em /system/fonts. São eles:

 

- AndroidClock.ttf;
- AndroidClock_Highlight.ttf;
- AndroidClock_Solid.ttf;
(essas três fontes – destinadas à exibição do relógio – são exatamente a mesma; selecionei a Roboto-Regular.ttf já personalizada, copiei três vezes e renomeei com esses nomes)

- Roboto-Bold.ttf;
- Roboto-BoldItalic.ttf;
- RobotoCondensed-Bold.ttf;
- RobotoCondensed-BoldItalic.ttf;
- RobotoCondensed-Italic.ttf;
- RobotoCondensed-Regular.ttf;
- Roboto-Italic.ttf;
- Roboto-Light.ttf;
- Roboto-LightItalic.ttf;
- Roboto-Regular.ttf.

 

Esses arquivos devem ser substituídos pelos arquivos da fonte desejada, que já devem estar RENOMEADOS, tendo EXATAMENTE o mesmo nome dos arquivos originais. Dessa forma é mantido o padrão do Android e as alterações são aplicadas corretamente, evitando erros/bricks/boots infinitos.

 

 

3. Alterar as permissões desses 13 arquivos recém-copiados.

 

- Para LEITURA, habilitar: PROPRIETÁRIO, GRUPO e OUTROS;
- Para GRAVAÇÃO, habilitar: PROPRIETÁRIO.

 

Image3

 

 

4. Reiniciar o aparelho.

 

 

O procedimento feito corretamente não oferece riscos. No entanto, um errinho é o bastante para resultar num aparelho em boot infinito. Comigo isso aconteceu duas vezes. Nesse caso não tem jeito, só flasheando a ROM para trazer o aparelho de volta à vida.

 

 

Links que me ajudaram no processo:

 

- http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1847203 – tutorial em inglês explicando passo a passo como alterar as fontes;


- http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2398785 – muitos arquivos de fontes disponíveis para download gratuito, todos já renomeados para o padrão do Android.

 

 

Algumas telas capturadas do meu D3 já com a alteração (fonte utilizada: Cocoon):

 

 

2014-05-01 18.27.592014-05-01 18.30.56 

2014-05-01 18.28.122014-05-01 18.30.41 

 

 

Até a próxima! Princesa

0 comentários :

Copyright © 2013 Motorola Razr D3 | Equipe Blog Razr D3 .