19 de mai. de 2014

[TUTORIAL] Statusbar BRANCA - Incluindo ícones de rede móvel #D3

João Vitor        

 

     Deixando sua statusbar com ícones brancos. Inclusive as barras de nível de sinal da rede móvel.







      Como muitos usuários já sabem, o GravityBox não consegue alterar as cores dos ícones de rede. E por ele, por enquanto, não há uma forma de alterar esta cor mesmo, apenas dos outros ícones.
      A alteração de cor em questão é feita a partir da substituição do arquivo SystemUI.apk do sistema por um com os ícones editados.



Imagens do resultado:




       OBS. 1: O arquivo contido no tutorial contem apenas a cor branca para os ícones de rede móvel. Após a alteração do SystemUI eles ficarão brancos e o GravityBox continuará sem conseguir alterar a cor deles, mas continua alterando a cor dos demais ícones.

      OBS. 2: Se você não quer deixar os ícones brancos, não há motivos para realizar este tutorial, a menos que você edite novamente os ícones de rede com a cor que você deseja. Repetindo: Já que o GravityBox não surte efeito nos ícones de sinal de rede móvel.

      OBS. 3: Para deixar sua Statusbar idêntica a dos prints acima postados, além do conteúdo deste tutorial,será necessário também o GravityBox para alterar a cor dos demais ícones e a transparência da barra caso também deseje. A alteração do ícone de bateria também é feita pelo GravityBox.



ATENÇÃO !! 
TUTORIAL EXCLUSIVO PARA O RAZR D3


INICIANDO O PROCEDIMENTO...



1) REQUISITOS



        1.1) Como já mencionado, é necessário ter acesso root. Se não possui e deseja realizar o root em seu aparelho, eis o tutorial : Root via Framaroot;

        1.2) Você necessitará de um gerenciador de arquivos capaz de acessar pastas do sistema do celular. Neste tutorial usarei o Root Explorer, disponível para download logo abaixo. Caso você prefira usar outra aplicação, fique à vontade.

                1.2.1) Download Root Explorer - 1.34 Mb:

                               Servidor 1: Link Direito - DOWNLOAD

        1.3) Também é necessário, como citado anteriormente, do arquivo SystemUI.apk editado com as cores brancas nos ícones de sinal da rede móvel. 

                1.3.1) Download SystemUI.apk MODIFICADO (cor branca) - 1.62 Mb:

                           Servidor 1: 4Shared - DOWNLOAD

                         1.3.1.1)  Além do arquivo editado, deixarei também para download do original, caso algum dia eventualmente queira desfazer o procedimento. Este não será necessário para a alteração. No caso de algum dia você resolver voltar para a cor original, basta baixar o arquivo abaixo e seguir este tutorial usando o SystemUI original.

                                         1.3.1.1.1) Download SystemUI.apk ORIGINAL - 1.2 Mb:

                                                         Servidor 1: 4Shared - DOWNLOAD *Link será corrigido em breve

        1.4) Instale o Root Explorer em seu aparelho e dê permissão de acesso root a ele quando solicitado pelo super usuário.

        1.5) Passe o arquivo SystemUI.apk (o modificado) para seu aparelho, num local onde será fácil encontrá-lo. *Obs.: Recomendo criar uma pasta chamada "SystemUI BRANCO" e colá-lo dentro desta, para ficar fácil identificar o arquivo posteriormente.


        Feito os passos acima, já tens tudo em mãos. Então, vamos dar continuidade ao tutorial...



2) PROCEDIMENTOS



        2.1)  Com o Root Explorer instalado e o SystemUI.apk modificado armazenado em seu aparelho, siga à diante;

        2.2)  Abra o Root Explorer. A tela inicial da aplicação é semelhante a da imagem abaixo:



        2.3)  Você terá inicialmente duas abas: "Root" e "Armazenamento". Toque na aba "Armazenamento" navegue até a pasta onde você colocou o arquivo SystemUI.apk modificado.



        2.4)  Volte para a aba "Root" (basta tocar sobre o nome dela), localize e abra a pasta "system" e logo em seguida, abra a pasta "app". Ao descer a lista de arquivos você deverá encontrar o arquivo SystemUI.apk original do sistema.



                        2.4.1Atenção aos próximos passos ! 
        
        2.5) Agora, toque no botão "Montar R/W". Ele mudará para "Montar R/O";




        2.6)  Volte na aba da direita, onde você deixou aberto a pasta que contém o SystemUI.apk modificado. Selecione o checkbox (1) e toque no ícone "Copiar", no canto inferior esquerdo (2);



        2.7)  Volte para a aba "app", a esqueda (basta tocar sobre ela). Logo em seguida, no canto inferior esquerdo, toque em "COPIAR AQUI".



        2.8)  Você será alertado sobre a existência de um arquivo de mesmo nome na pasta. Como de fato queremos substituí-lo, selecione a opção "SIM".



        2.9)  Ao concluir a cópia, instantaneamente a sua statusbar irá bugar. Ficará toda preta. Não se assuste, isto é normal, já que houve uma alteração do arquivo enquanto o mesmo estava em uso. Siga os próximos passos para finalizar.

        2.10)  Localize o arquivo SystemUI.apk dentro da pasta "app", fixe o toque sobre ele. Um menu de opções aparecerá, então toque em "Permissões".



        2.11)  Na janela de permissões, deixe como na imagem abaixo.



        2.12)  Pronto ! Agora basta reiniciar seu aparelho para ele reinicializar o arquivo SystemUI já com a cor branca na rede. As demais alterações (cor dos outros ícones, transparência, alteração do ícone de bateria e etc...) você realiza diretamente pelo GravityBox.


.

Créditos: 

Eduardo Kotona - Edição e disponibilização do arquivo SystemUI editado;
João Vitor, Blog Razr D3 - Teste, ilustração, elaboração e disponibilização deste tutorial.


.




0 comentários :

Copyright © 2013 Motorola Razr D3 | Equipe Blog Razr D3 .